Notícias

Contingente especial de acesso ao ensino superior para emigrantes e familiares alargado aos lusodescendentes
O acesso ao ensino superior público contempla, assim, o agora designado «Contingente especial para candidatos emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes» do Concurso Nacional de Acesso, reservando 7% da totalidade das vagas para candidatos provenientes das comunidades da diáspora portuguesa.
Portugal chega a 50 universidades que aceitam nota do Enem para ingresso
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assinou em maio de 2020 o convênio com a 50ª instituição de ensino de Portugal para a aceitação da nota da prova brasileira como forma de ingresso em faculdades naquele país.
Número de brasileiros com estatuto de igualdade quase duplica por causa do ensino superior
Mais de 3000 conseguiram esse estatuto em 2018, mais do que em qualquer outro ano da última década. Raros são os estudantes que dessa forma conseguem ter propinas mais baixas, mas há outros benefícios para quem chega a Portugal.
Número de novos estudantes internacionais no ensino superior aumentou 38% este ano
Segundo os novos dados recentemente recolhidos pela Direção-Geral do Ensino Superior, o número de novos estudantes matriculados no ensino superior através do Estatuto de Estudante Internacional atingiu 5.477 estudantes no ano letivo em curso, tendo aumentado cerca de 38% face ao ano letivo de 2018/19.